Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

Annaes do Sennado da Camara do Cuyaba

Annaes do Sennado da Camara do Cuyaba

Infelizmente, a paleografia é um conhecimento pouco considerado nos cursos de História, mas de extrema importância para os historiadores que se aventuram pelos labirintos da escrita dos manuscritos do século XVIII.

Ao transcrever os “Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá”, procurei fazer uma cópia fiel do documento original

Sobre esta transcrição
O trabalho de transcrever os “Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá” foi um enorme desafio que enfrentei em 2002, responsabilidade que me foi confiada pelo então Superintendente do Arquivo Público de Mato Grosso, professor Clementino Nogueira de Sousa. Em alguns momentos cheguei a pensar que não iria conseguir. Afinal, eram 198 folhas (frente e verso).

Talvez pareça um exagero falar dessa maneira, mas as dificuldades encontradas foram muitas; primeiro, pela responsabilidade de transcrever um documento tão importante para a História de Mato Grosso e, em especial, para o município de Cuiabá; segundo, pela responsabilidade própria do transcrever, pois me sentia e ainda me sinto uma “aprendiz”. A minha experiência de historiadora/arquivista me oferecia alguns elementos para a transcrição de manuscritos do século XVIII, mas o Annaes me desafiava a conhecer um pouco mais de paleografia1, exigência necessária para a transcrição. Infelizmente, a paleografia é um conhecimento pouco considerado nos cursos de História, mas de extrema importância para os historiadores que se aventuram pelos labirintos da escrita dos manuscritos do século XVIII.

Esta transcrição tem como objetivo preservar o documento original, pois o constante manuseio pelos pesquisadores contribui para o seu desgaste, além do compromisso da Gerência de Documentos Escritos do Arquivo Público de Mato Grosso, não só com a preservação mas também com a divulgação do nosso acervo.

Ao transcrever os “Annaes do Sennado da Camara do Cuyabá”, procurei fazer uma cópia fiel do documento original, de acordo com as Normas Técnicas para Transcrição e Edição dos Documentos Manuscritos do Arquivo Nacional. Estas normas fixam diretrizes e convenções para a transcrição e edição de documentos manuscritos e destinam-se a unificar os critérios das edições paleográficas, possibilitando uma apresentação racional e uniforme2 dos documentos transcritos pelos arquivos brasileiros.

A partir destas orientações de ordem metodológica, procuramos realizar essa transcrição da maneira mais fiel possível; primeiramente, não atualizando a linguagem do documento; em segundo, as notas, as observações e esclarecimentos do Ouvidor Diogo de Toledo Lara Ordonhez, existentes nas bordas do documento, foram colocadas na forma de notas de rodapé; em terceiro, as palavras de difícil compreensão foram indicadas entre colchetes. Não posso deixar de registrar, infelizmente, a falta de vários fólios neste documento: no início dos Annaes faltam os fólios 3 a 8; no ano de 1795, faltam os fólios 84 e 85; nos anos 1799 e 1800, os fólios 94 a 99; no ano de 1801, os fólios 104 a 107; nos anos 1808, 1809 e 1810, os fólios 132 a 143; e nos anos 1811, 1812 e 1813, faltam os fólios 145 a 154.

Para resgatar a integridade do conteúdo dos Annaes, reproduzimos os trechos relativos aos fólios subtraidos, como citação, tendo como fonte publicações realizadas a partir de outros manuscritos, em 1850 e 1898, pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, respectivamente. Por fim, para facilitar o acesso à informação, foi criado o índice onomástico. Assim, acredito que a entrega deste trabalho aos historiadores, pesquisadores e ao público em geral cumpre, não apenas com o papel de se garantir a preservação dos documentos, como também de possibilitar o conhecimento e o contato com a documentação que está sob a guarda do Arquivo Público de Mato Grosso.

Yumiko Takamoto Suzuki
Responsável pela transcrição destes “Annaes..."

http://www.apmt.mt.gov.br/assets/uploads/files/ANNAES_DO_SENNADO_DA_CAMARA_DO_CUIABA.pdf

 

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Annaes do Sennado da Camara do Cuyaba

Enviando Comentário Fechar :/