Primeira biblioteca pública cuiabana contava com 779 livros

A primeira biblioteca de Cuiabá foi criada em 1874 com o nome de “Gabinete da Leitura”, que contava com 779 livros encadernados e 546 brochuras, em diferentes idiomas, sendo a maioria em francês. Por volta de 1882, o acervo do Gabinete da Leitura foi transferido para a biblioteca do Liceu Cuiabano, estabelecimento de ensino público secundário. O ‘Gabinete’ teve como patrocinador as principais lideranças políticas de Mato Grosso, como Barão de Melgaço e Pe. Ernesto Camilo Barreto, entro outros.

VOCE SABIA?
O brasileiro lê, em média, 4, 7 livros por ano contra 10 nos EUA ou na França e 15 nos países nórdicos. Dos 4,7 livros lidos pelos brasileiros, apenas 0,9 não é livro didático. A Unesco (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, com mais de 200 mil habitantes, temos 2.700 livrarias. Uma para cada 70 mil habitantes.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *