Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Novembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

A carta escrita a lápis pelo bravo tenente que se tornou nome de antiga e tradicional rua de Cuiabá

A carta escrita a  lápis pelo bravo tenente  que se tornou nome  de antiga e tradicional rua de Cuiabá

“Sei que morro, mas meu sangue e dos meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo da minha Pátria”

Quando a Província foi invadida, comandava a Colônia Militar 

A atual Rua Antônio João era chamada de Rua da Esperança. Tem início na Praça General Caetano de Albuquerque e termina na Praça Ipiranga. Fato interessante é que da Travessa João Dias em diante a rua foi chamada de dos Porcos.

O nome atual desta histórica rua lembra o tenente Antônio João Ribeiro, herói da Guerra do Paraguai, morto em Dourados, na defesa da Pátria, em 1820. Quando a Província foi invadida, comandava aquela Colônia Militar.

Com apenas 15 companheiros, ofereceu resistência aos atacantes em número de 250, comandados pelo major Urbieta, ao qual respondeu à intimação apenas com um bilhete que redigiu a lápis: “Sei que morro, mas meu sangue e dos meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo da minha Pátria”

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A carta escrita a lápis pelo bravo tenente que se tornou nome de antiga e tradicional rua de Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/