Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

A cada intervalo de seu trajeto, a Rua 13 de Junho teve um nome: começava por 'Bela do Juiz'

A cada intervalo de seu trajeto, a Rua 13 de Junho teve um nome: começava por

Primeiro, vamos abordar as várias denominações que esta rua ganhou obtidas a partir de cada quadra de seu trajeto e o porquê do nome 13 de Junho.

O nome 13 de Junho é uma homenagem a atuação do então coronel Antônio Maria Coelho, barão de Amambaí, no episódio ocorrido no dia 13 de Junho de 1867 , conhecido como a ‘Retomada de Corumbá’.

Para começar, o ponto de partida será do prédio onde atualmente funciona a diretoria regional dos Correios e Telégrafos. Deste local até a avenida Generoso Ponce (hoje Isaac Póvoas), recebia o nome de rua Bela do Juiz. Deste ponto até o asilo Santa Rita, se chamava Cruz das Almas. Dali até a praça Benjamim Constant era Lavra Pau, alusivo às carpintarias existentes naquele trecho.

Da praça Benjamim Constant até o Grupo Escolar Senador Azeredo, se chamava Capim Branco. Vale ressaltar que esse Grupo ganhou o apelido de "Peixe Frito", dado às postas de peixe frito que os alunos levavam como merenda para o recreio.

Logo à frente tinha por nome Limoeiro e Curtume, este devido ao curtume do coronel Benedito Leite de Figueiredo existente no local. Adiante vinham Chacrinha e Taquaral. Da Chacrinha já se via a Granja de propriedade do doutor Fenelon Müller, onde era a antiga Cervejaria Cuiabana.

O trajeto continuava já com o nome de “Campo do Bode”, atribuído a vários criadores de cabras e bodes por ali estabelecidos, entre os quais seo Antenor, seguindo a “rua da Lama”, devido a presença de vários prostíbulos no local.

A rua terminava com o nome de “Hidráulica”, alusivo ao gerador a vapor d'água instalado no Porto em 1882 para abastecer a Caixa d’água Velha e fornecer energia para a cidade.

O PORQUÊ DO NOME 13 DE JUNHO - O nome 13 de Junho é uma justa homenagem a atuação do então coronel Antônio Maria Coelho, barão de Amambaí, no histórico episódio ocorrido em 1867 no dia 13 de Junho, conhecido como a ‘Retomada de Corumbá’. Este ilustre cuiabano foi o primeiro governador de Mato Grosso após a proclamação da República. É dele a autoria da atual bandeira de Mato Grosso.

A rua deixou de se chamar Bela do Juiz para ser 13 de Junho em 1871, quando a Câmara Municipal de Cuiabá alterou a denominação de vários logradouros públicos.

A rua paralela a esta chama-se Antônio Maria, antiga rua da Piçarra, em homenagem também a este personagem que se tornou general.

AGUARDE: NA PRÓXIMA SEMANA SAIBA SOBRE O CASO AMOROSO OCORRIDO NA RUA 13 DE JUNHO ENVOLVENDO JUIZ E GOVERNADOR DA ÉPOCA, CUJO FATO DEU ORIGEM AO NOME RUA BELA DO JUIZ...

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A cada intervalo de seu trajeto, a Rua 13 de Junho teve um nome: começava por 'Bela do Juiz'

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Leonides Carvalho

Leonides Carvalho

Excelente trabalho de pesquisa da nossa história.
★★★★★DIA 08.04.19 10h58RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/