Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Julho de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

A Cacimba da antiga Praça Santa Rita

Almanaque Cuiabá
A Cacimba da antiga Praça Santa Rita

No início do século 20, assim como muitas cidades brasileiras, Cuiabá era abastecida por poços escavados nas residências, pelos córregos ou cacimbas.

Com isso, a Cacimba do Soldado ficou na história.

No início do século 20, assim como muitas cidades brasileiras, Cuiabá era abastecida por poços escavados nas residências, pelos córregos ou cacimbas. Em pleno centro da cidade, na localidade onde está atualmente a Praça Rachid Jaudy (antiga praça Santa Rita), uma famosa fonte ficou muito conhecida e ganhou o nome de “Cacimba do Soldado”. 

Registros mostram que muitos recrutas que seguiam do quartel do 16º Batalhão de Caçadores (Exército), nas proximidades da praça 8 de Abril, paravam frequentemente no local para se lavar e beber água naquela bica. Isso teria sido o motivo principal para que o local começasse a ser chamado de Cacimba do Soldado.

A água em abundância vinha de uma fonte que abastecia o córrego Cruz das Almas, canalizado até a Avenida da Prainha, em 1909, quando das obras para implantação da avenida Generoso Ponce. Com isso, a Cacimba do Soldado ficou na história. Seo José Rachid Jaudy foi morador de grande destaque comercial do local, bem como as centenárias famílias sírio-libanesas que ali se instalaram.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A Cacimba da antiga Praça Santa Rita

Enviando Comentário Fechar :/