Assine e receba a edição em casa

Vídeo Institucional

Cuiabá, Setembro de 2019

Expediente Login
Almanaque Cuiabá

A Bela que Encantou o Juiz e até Governador em Cuiabá

A Bela que Encantou o Juiz e até Governador em Cuiabá

O fato ocorreu em 1753 com o ouvidor da época, doutor João Vaz Morilhas, que apaixonado por uma ‘bela mulher’ a esperava todas as noites naquele prédio.

A rua 13 de Junho era chamada de rua Bela do Juiz.

A rua 13 de Junho era chamada de rua Bela do Juiz. O nome Juiz é porque no casarão que hoje abriga as instalações dos Correios e Telégrafos era a antiga residência dos juízes que vinham de fora. Mas o nome ‘Bela’ é dado ao primeiro escândalo amoroso ocorrido na cidade, conforme relata a história.

O fato ocorreu em 1753 com o ouvidor da época, doutor João Vaz Morilhas, que apaixonado por uma ‘bela mulher’ a esperava todas as noites naquele prédio.  Ela entrava sorrateiramente pela porta do casarão que ficava apenas cerrada e ia direto para os braços do amado. A entrada dava frente para a atual rua 13 de Junho, que na época uns chamavam de caminho para o Porto e outros de Cruz das Almas, além de outros seguindo o percurso.

Vaz Morilhas era elegante, culto, homem da lei e mandava e desmandava na Vila. Acontece que esse seu poderio foi enfraquecido com a chegada do primeiro delegado de El-rei de Portugal em 1752, nomeado governador da recém-criada capitania de Mato Grosso, dom Antônio Rolim de Moura Tavares.

Coincidência ou não, pois não é que o governador também se apaixonou pela ‘Bela?’. Era chamada pelo nome de Benta Cardoso.

O clima ficou tenso. Rolim de Moura, usando da autoridade, ameaçou e perseguiu insistentemente o juiz até expulsá-lo sob escolta para a cidade de Belém, do Pará, encerrando assim o primeiro escândalo amoroso registrado nos anais do Senado da Câmara da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá.

Passado o episódio e por causa daquele fatídico caso de amor, a própria comunidade do vilarejo resolveu adotar o nome daquele logradouro de “rua Bela do Juiz”.

    Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A Bela que Encantou o Juiz e até Governador em Cuiabá

Enviando Comentário Fechar :/